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A tecnologia Hesai enfrenta quatro "espadas a laser" suspensas acima

Em 12 de março, a Hesai Technology (HSAI.US) divulgou seus resultados financeiros não auditados para o quarto trimestre e o ano inteiro de 2023. O relatório financeiro revelou que a receita de Hesai atingiu 1,88 bilhão de yuan em 2023, marcando um aumento de 56,1% ano-avermelhado-ano, com entregas cumulativas de unidades LiDAR superiores a 300.000.

Li Yifan, co-fundador e CEO da Hesai, declarou 2023 como "um ano recorde".

Fundada em 2014, a Hesai se concentrou inicialmente no desenvolvimento de sensores de gás a laser antes de se aventurar em produtos autônomos de condução lidar em 2016. Beneficiando -se da crescente demanda da indústria automotiva por LiDAR devido ao avanço da direção inteligente, Hesai foi listado no NASDAQ no ano passado, tornando -se o primeiroCompanhia de LiDar chinesa para se tornar público nos EUA.

Em 2023, Hesai entregou um total de 222.100 unidades LiDAR, quase dobrando suas vendas com um aumento de 176,1%ano a ano.

No entanto, desde 2019, Hesai está incorrendo em perdas anualmente, acumulando mais de 1,1 bilhão de yuan no total.Este ano, marcando o ano de estréia de Hesai no mercado de ações, viu uma perda líquida de 476 milhões de yuans, a mais alta em sua história.

Simultaneamente, a margem de lucro bruta tem diminuído ano após ano, de 70,3% em 2019 para 35,2% em 2023.

Correspondentemente, vários custos têm aumentado anualmente.Ao longo de 2023, as despesas relacionadas a vendas e marketing, taxas gerais e administrativas e pesquisa e desenvolvimento aumentaram mais de 42% em comparação com o ano anterior.

De acordo com as regras da indústria de manufatura, espera -se que Hesai encontre um marco de lucratividade significativo após atingir o ponto de inflexão da "curva de sorriso" do crescimento da escala.No entanto, antes disso, desafios como a concorrência da Huawei, a redução do cliente, as mudanças na tecnologia e as sanções dos EUA são como quatro "espadas a laser" que poderiam alterar toda a indústria, constantemente pairando sobre Hesai.

Downscaling, não em todos os modelos

À medida que a tecnologia amadurece e os custos são considerados, muitas montadoras começaram a desenvolver seus próprios ou investir diretamente em fabricantes de lidar, como a NIO (9866.hk/nio.n).

Em abril do ano passado, a NIO investiu US $ 250 milhões para estabelecer uma fábrica em Wuxi, focada principalmente na produção, vendas e pesquisa e desenvolvimento da Lidar.Em setembro, a NIO anunciou a produção em massa de seu autodesenvolvido chip de controle principal do Lidar.

Embora o principal fornecedor do NIO seja atualmente inovador, as duas empresas têm um relacionamento de ligação profunda-desde 2018 até o presente, a NIO investiu em inovação várias vezes.

A inovação é considerada pela indústria como afiliada semi-nio ", de modo que todos os modelos da plataforma NT2.0 da NIO estejam equipados com o Falcon Lidar da Innovusion.Curiosamente, Nio também liderou o design da placa -mãe deste radar.

A Hesai, que não estabeleceu um relacionamento de ligação profunda com seus clientes, não expandiu sua cooperação com seu maior cliente, Li Auto, para incluir todos os modelos da Li Auto.

As séries L 7, 8 e 9 da LI Auto têm apenas o padrão LIDAR nas versões máximas, enquanto as versões Pro ou Air requerem um custo adicional de cerca de 40.000 yuan.De acordo com consultores de vendas nas lojas de experiência da LI Auto, "os modelos L7 vendidos nas lojas, com o Lidar incluídos na configuração superior, representam cerca de 10%a 20%. Em Pequim e em todo o país, os principais modelos vendidos são ar e pro, não máx. "

Além do Li Auto, os outros clientes de Hesai, como Hiphi, Lotus e Hafei, estão anunciando paradas na produção, sofrendo de vendas sombrias ou anunciaram a cooperação com o Hesai, mas ainda não lançaram modelos de carros.

O próximo carro Xiaomi, que será lançado no final de março, também é um cliente da Hesai.Apesar das grandes esperanças, a guerra de preços em andamento no novo setor de energia provavelmente significa que sua estratégia de equipamento LIDAR será diferente em termos de modelos e preços, semelhante ao LI Auto.

À medida que o primeiro trimestre de 2024 se aproxima, Hesai está enfrentando um começo em que os clientes existentes estão ativamente ou passivamente, reduzem e reduzem os preços, enquanto novos clientes em potencial estão desenvolvendo suas próprias soluções ou investindo diretamente em concorrentes.













Tecnologia "alternativa"

Embora o LIDAR seja visto como os "olhos" da direção autônoma com recursos superiores de modelagem em tempo real, seu alto custo e baixo desempenho na chuva e no nevoeiro têm sido amplamente criticados.Portanto, o debate sobre o caminho da tecnologia do radar de "Lidar vs. Visão Pura vs. Millimeter ondas" nunca cessou.

Tesla (TSLA.O) representa aqueles que abandonaram o Lidar para uma abordagem de visão pura.

A partir de fevereiro de 2022, a Tesla removeu todos os Lidars de seus veículos Modelo S e Modelo X na América do Norte, adotando oficialmente uma estratégia de visão pura e explicando que o último produz menos sinais de ruído e interferência, resultando em coleta de dados "limpador".

Elon Musk criticou publicamente o Lidar em várias ocasiões, chamando -o de "uma tecnologia desatualizada".

Para Musk, o custo também é uma consideração significativa.O custo de um módulo de câmera de visão pura é de apenas 8% a 15% do de um lidar.

Ao contrário de Tesla, os recém -chegados chineses adotaram inicialmente o "Lidar Camp".No entanto, com a onda de corte de preços que começou no ano passado, os custos exorbitantes de recursos opcionais individuais impediram cada vez mais a disposição do consumidor de pagar.

O Lidar, uma vez uma tecnologia muito procurada, tornou-se uma "batata quente" para as montadoras sob pressão para reduzir custos.