O CFO da Stellantis Doug Ostermann afirmou que a empresa iniciou a "colaboração upstream" com os fornecedores de Nível 1 em resposta ao prazo tarifário estabelecido por Trump para 2 de abril.
Na conferência automática global virtual de pesquisa de Wolfe Research, em 18 de março, Doug Ostermann disse: "Alguns do inventário que normalmente armazenamos no nível do fornecedor-especialmente o estoque de segurança, que serve como um buffer para ordens inesperadas ou atrasos de entrega-está sendo movido através da fronteira para nossas plantas dos EUA. Isso não é prática padrão, mas implementamos uma série de meas.
Doug Ostermann também observou que a Stellantis está trabalhando com revendedores para "reunir ordens para modelos que podem ser afetados e tentar concluir a produção durante o recente tempo de inatividade de Stellantis".
Ele acrescentou que a Stellantis tem níveis de inventário saudáveis em suas concessionárias nos EUA, com a maioria dos modelos construídos no Canadá e no México girando cerca de "70 a 80 dias".Atualmente, a Stellantis produz caminhões pesados de Ram, vans Promaster, Jeep Compass e motores Hemi V-8 de 6,4 litros no México, enquanto fabrica Minivans Chrysler Pacifica e o Dodge Charger Daytona EV no Canadá.
Ostermann também disse que Stellantis permaneceu em comunicação com o governo Trump e se adaptará a quaisquer mudanças políticas que possam ocorrer em ou após 2 de abril, semelhante à sua estratégia durante o primeiro mandato de Trump quando o Acordo de Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) substituiu o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).
"Mantivemos o diálogo com vários níveis do governo dos EUA", disse Ostermann."Obviamente, valorizamos a oportunidade de fornecer informações do setor para ajudar os formuladores de políticas dos EUA a entender os desafios específicos enfrentados pela indústria automobilística e a explorar maneiras de apoiar colaborativamente os objetivos de políticas dos EUA".